PEDAGOGOS EM AÇÃO

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dálmata,SR MAYLOW UM CÃO NOTA 10,VEJA O VÍDEO

domingo, 17 de julho de 2011

A MELHOR MANEIRA DE ESTUDAR.

                  É de suma importância o estudo.Não basta encontrar espaços para estudo e desenvolver técnicas,é preciso de força de vontade,perseverança e disciplina para realizar e cumprir o planejado. 
              Existem atividades que favorecem o rendimento e maior produtividade, entre elas destaca-se a leitura antecipada dos conteúdos a serem trabalhados,pois aumentará a atenção durante a aula, melhorando a percepção das dúvidas e a qualidade dos apontamentos.
                  A Revisão dos conteúdos trabalhados em sala de aula representa outra atividade essencial, propiciando questionamentos e retomada do conteúdo quando existir dúvidas. Há dois tipos de revisão: REVISÃO IMEDIATA FEITA DA AULA E ANTES DA PRÓXIMA AULA , E A REVISÃO GLOBALIZADORA,QUE OCORRE QUANDO SE REALIZA UMA SÍNTESE, UNINDO TODAS AS AULAS DADAS, TODOS OS SUBTÓPICOS E TÓPICOS , REPRESENTANDO UMA VISÃO GERAL E INTEGRALIZADORA DOS ITENS. Normalmente, a revisão globalizadora.
                       O acumulo de conteúdos sem revisão, sem questionamentos e sem busca noutras fontes bibliográficas pelo aluno é fator negativo e de ineficiência na na vida estudantil. Na natureza, tudo é realizado gradativamente,seja um plantio, em que se prepara a terra,semeia-se,têm-se os cuidados necessários e depois colhe-se. No estudo não é diferente.É um processo permanente e gradativo,com preparos,cuidados e advertências quanto aos erros cometidos para não repeti-los.
            O aluno é o agente principal da aprendizagem. Não existe EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM ou instituto de ensino sem ele. O  aluno  é importante como intermediário entre os conteúdos e os alunos, exercendo uma ação exterior , auxiliando, coordenando, planejando, despertando, induzindo,e mostrando os caminhos e instrumentos essenciais para sua formação cultural e profissional.
                         É importante a frequência do aluno às aulas, desde desde o início até o final, evitando ATRASOS, FALTAS, PERTURBAÇÕES OU INTERRUPÇÕES INADEQUADAS AO APROVEITAMENTO. Deve ouvir,questionar,fazer anotações e, para isto, precisa ter consigo os materiais escolares básicos.
                           Há outro aspecto essencial que contribui para obtenção da  aprendizagem: O silêncio, ou seja a calma, o sossego, a tranquilidade necessária para atingir as metas planejadas, além do ambiente limpo, arejado e bem iluminado. O SILÊNCIO é classificado em exterior quando o ambiente é propício e favorável ao estudo, sem ruídos,conversas,sons,gritarias,etc.;INTERIOR quando se consegue desligar dos problemas pessoais,do trabalho, domésticos, emocionais e financeiros, conseguindo desta forma a concentração necessária.
                               O outro ponto que merece destaque é o RELACIONAMENTO ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO, principalmente PROFESSORES E ALUNOS, no sentido de manter um clima cordial, de diálogo franco, de justiça e de respeito entre ambas as partes,assim evitam-se aborrecimentos, desafetos e desgastes físicos e emocionais.
                      As Reuniões em Grupos são bastante produtivas na obtenção de conhecimentos,isto é, quando todos os componentes são responsáveis e participativos; quando houver divisão de tarefas e trocas de informações. Tudo deve ser planejado: DISTRIBUIÇÕES DE FUNÇÕES,SESSÕES DE TRABALHO, COLETA DE INFORMAÇÕES DAS FONTES, REDAÇÃO  DO TEXTO, DEBATE E ESTRUTURAÇÃO GERAL. Desta forma, não se perde tempo e nem se desvia a atenção do assunto em pauta.
PROF.DR. EDNILSON SIMEI
CONTATO: (091) 87075746 / 82212135
BLOGGER: PEDAGOGOS EM AÇÃO
http://pedagogia-simei.blogspot.com
                                                E-MAIL:ednilsonsimei@gmail.com

sábado, 16 de julho de 2011

Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha

RESUMO DE ESCOLA E EDUCAÇÃO

  • A Educação, em sentido amplo, consiste no processo de produção e criação de conhecimentos, construídos individual e coletivamente e organizados socialmente ao longo da história.
  • A Escola é uma instituição social que exerce um papel específico no processo educativo, orientada por programas e estruturas formais de ensino.
  • O Professor,com base no cotidiano da escola, pode e deve criar situações pedagógicas para promover as mudanças necessárias a uma cultura de sucesso.
  • O Sistema Escolar tanto pode servir para sustentar e reproduzir as relações injustas da sociedade capitalista quanto pode servir para o estabelecimento de interesses sociais mais justos, democráticos e solidários.
  • Nas Relações Educativas que se estabelecem entre o professor e os alunos, é importante que prevaleça a relação de confiança e não a de poder.
  • As Relações socioeducativas devem promover atividades em grupo, tarefas que envolvem pesquisa,organização de projetos comunitários e a discussão de idéias diferentes.
PROF.DR.EDNILSON SIMEI
CONTATO:(091) 87075746
E-MAIL:ednilsonsimei@yahoo.com.br
BLOG: PEDAGOGOS EM AÇÃO
http://pedagogia-simei.blogspot.com

sábado, 2 de julho de 2011

PEDAGOGOS EM AÇÃO

O Pedagogo em Ação: Desenvolvendo Seu Trabalho em Programas Sociais

Autor: Alfelina Jacinta de Meira e José Francisco Sousa
Data: 03/09/2010
Resumo:

Esta pesquisa se destinou a analisar o trabalho do Pedagogo em espaço não escolar. A importância desse tema advém das novas atuações do Pedagogo em espaços não escolares, abrindo o leque para que outros pedagogos se interessem por esse trabalho. A atuação de um Pedagogo nesse espaço contribui na formação das crianças porque se julga ter conhecimento para suportar as fases da criança e suas contínuas mudanças, seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social.

1- Introdução

O Objetivo dessa pesquisa foi analisar o trabalho do Pedagogo Social no Programa Esportivo Social e Cidadania do Serviço Social do Comércio (SESC), buscando conhecer seus desafios, limitações e oportunidades.

A pesquisa teve por objetivo geral: Analisar o trabalho do pedagogo dentro de programas sociais e refletir sobre as possibilidades existentes para ele nesse espaço. Objetivos específicos foram: Verificar a atuação do Pedagogo com as crianças; refletir sobre a formação do Pedagogo e as suas práticas dentro do Programa; verificar a importância do Pedagogo nas ações desenvolvidas nos programas sociais.

Esta pesquisa analisou o trabalho do pedagogo no Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) caracterizando-se como um "estudo de caso".

O instrumento utilizado para coleta de informações foi o questionário estruturado que foi aplicado ao coordenador, à coordenadora pedagógica, pedagogos e à equipe de trabalho envolvida no programa que permitiu a coleta de dados de forma ágil.

A metodologia de estudo de caso foi escolhida a fim de destacar possibilidades e desafios no dia a dia de um pedagogo inserido em contexto de programa social.

O capítulo seguinte aborda os autores que contribuíram com este tema.

2- O Pedagogo e as Pedagogias

Segundo Aranha (2006), pedagogo era o escravo que conduzia as crianças à escola. Nesta época a Educação para meninos era diferente da educação oferecida às meninas. As meninas eram instruídas aos afazeres domésticos, os meninos eram separados para alfabetização, educação física e musical eles sempre eram conduzidos por um escravo. Werner Jaeger (s/d) conceitua pedagogo de acordo com sua etimologia. Entende que pedagogo vem de Paidagogos que significa "aquele que conduz a criança". Acrescenta ainda que, é com base no surgimento do Pedagogo que surge a Paidéia, um termo criado na Grécia, por volta do século V a.C. E hoje, definido por Ramal (2002), temos o Pedagogo como um profissional ou especialista em pedagogia que começa a assumir um novo perfil atuando de uma forma muito mais importante, como uma espécie de arquiteto cognitivo, que projeta os caminhos que os estudantes deverão percorrer rumo à aprendizagem de sucesso, cabendo a ele ser um dinamizador de grupos, responsável não mais por formar alunos isoladamente, mas por constituir comunidades de aprendizagem capazes de desenvolver projetos em conjunto, se comunicar e aprender colaborativamente.

Segundo Aranha (2006), Herbart trouxe grande contribuição para a Pedagogia como ciência. Ele desenvolveu uma pedagogia social e ética com a finalidade de formar o caráter moral por meio do esclarecimento da vontade, alcançado pela instrução. Para Herbart (1978) a conduta pedagógica acontece por meio de três procedimentos: Governo - forma de controle da agitação infantil a fim de submeter à criança às regras do mundo adulto; Instrução: compreendida como construção da instrução moral e intelectual; e Disciplina: que supõe a autodeterminação do amadurecimento moral. Herbart foi o primeiro a elaborar uma pedagogia que pretendia ser uma ciência da Educação.

Tem-se, até aqui, a pedagogia no espaço escolar. Sabe-se, porém, que os avanços tecnológicos, social e da ciência têm contribuído para a ampliação da atuação do pedagogo em espaços não escolares. Para compreender a atuação do pedagogo em ·programa social é preciso primeiro entender que o campo de atuação do pedagogo tem sido ampliado permitindo que o mesmo exerça sua função em espaços não escolares como em empresas, hospitais e ONGs.

Para Nobre (2007), desde sempre o pedagogo tem se caracterizado como profissional responsável pela docência e especialidades na educação. Para ela é importante contemplar as possibilidades de atuação desses profissionais em outros setores do trabalho, qualificação para atuarem no âmbito empresarial, visando os processos de planejamento, capacitação, treinamento, atualização e desenvolvimento do corpo funcional da empresa tendo tais atribuições como foco da Pedagogia Empresarial. Já para Holtz (1999), tanto a empresa como a Pedagogia agem em direção a realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.

Ceroni (2006) discute o trabalho do Pedagogo em espaços não escolares, especialmente em ONGS e traz um pensar nas políticas educacionais no Brasil, na responsabilidade de um comprometimento com a qualidade social voltada para a cidadania e para a inclusão; e propiciar aos pedagogos a compreensão de sua capacidade profissional e o desenvolvimento de competências em ambientes que extrapolem as unidades escolares e ainda, aumentem suas áreas de atuação, para que se tornem cada vez mais empregáveis. As ONGs trabalham como associações sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas. Algumas instituíções exercem trabalhos como estes, temos, por exemplo, a Fundação Itau, onde o pedagogo exerce o papel de educador e na área da saúde. Já na Obra Social Dom Bosco o foco é um aperfeiçoamento da sociedade através da educação.