PEDAGOGOS EM AÇÃO

domingo, 17 de julho de 2011

A MELHOR MANEIRA DE ESTUDAR.

                  É de suma importância o estudo.Não basta encontrar espaços para estudo e desenvolver técnicas,é preciso de força de vontade,perseverança e disciplina para realizar e cumprir o planejado. 
              Existem atividades que favorecem o rendimento e maior produtividade, entre elas destaca-se a leitura antecipada dos conteúdos a serem trabalhados,pois aumentará a atenção durante a aula, melhorando a percepção das dúvidas e a qualidade dos apontamentos.
                  A Revisão dos conteúdos trabalhados em sala de aula representa outra atividade essencial, propiciando questionamentos e retomada do conteúdo quando existir dúvidas. Há dois tipos de revisão: REVISÃO IMEDIATA FEITA DA AULA E ANTES DA PRÓXIMA AULA , E A REVISÃO GLOBALIZADORA,QUE OCORRE QUANDO SE REALIZA UMA SÍNTESE, UNINDO TODAS AS AULAS DADAS, TODOS OS SUBTÓPICOS E TÓPICOS , REPRESENTANDO UMA VISÃO GERAL E INTEGRALIZADORA DOS ITENS. Normalmente, a revisão globalizadora.
                       O acumulo de conteúdos sem revisão, sem questionamentos e sem busca noutras fontes bibliográficas pelo aluno é fator negativo e de ineficiência na na vida estudantil. Na natureza, tudo é realizado gradativamente,seja um plantio, em que se prepara a terra,semeia-se,têm-se os cuidados necessários e depois colhe-se. No estudo não é diferente.É um processo permanente e gradativo,com preparos,cuidados e advertências quanto aos erros cometidos para não repeti-los.
            O aluno é o agente principal da aprendizagem. Não existe EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM ou instituto de ensino sem ele. O  aluno  é importante como intermediário entre os conteúdos e os alunos, exercendo uma ação exterior , auxiliando, coordenando, planejando, despertando, induzindo,e mostrando os caminhos e instrumentos essenciais para sua formação cultural e profissional.
                         É importante a frequência do aluno às aulas, desde desde o início até o final, evitando ATRASOS, FALTAS, PERTURBAÇÕES OU INTERRUPÇÕES INADEQUADAS AO APROVEITAMENTO. Deve ouvir,questionar,fazer anotações e, para isto, precisa ter consigo os materiais escolares básicos.
                           Há outro aspecto essencial que contribui para obtenção da  aprendizagem: O silêncio, ou seja a calma, o sossego, a tranquilidade necessária para atingir as metas planejadas, além do ambiente limpo, arejado e bem iluminado. O SILÊNCIO é classificado em exterior quando o ambiente é propício e favorável ao estudo, sem ruídos,conversas,sons,gritarias,etc.;INTERIOR quando se consegue desligar dos problemas pessoais,do trabalho, domésticos, emocionais e financeiros, conseguindo desta forma a concentração necessária.
                               O outro ponto que merece destaque é o RELACIONAMENTO ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO, principalmente PROFESSORES E ALUNOS, no sentido de manter um clima cordial, de diálogo franco, de justiça e de respeito entre ambas as partes,assim evitam-se aborrecimentos, desafetos e desgastes físicos e emocionais.
                      As Reuniões em Grupos são bastante produtivas na obtenção de conhecimentos,isto é, quando todos os componentes são responsáveis e participativos; quando houver divisão de tarefas e trocas de informações. Tudo deve ser planejado: DISTRIBUIÇÕES DE FUNÇÕES,SESSÕES DE TRABALHO, COLETA DE INFORMAÇÕES DAS FONTES, REDAÇÃO  DO TEXTO, DEBATE E ESTRUTURAÇÃO GERAL. Desta forma, não se perde tempo e nem se desvia a atenção do assunto em pauta.
PROF.DR. EDNILSON SIMEI
CONTATO: (091) 87075746 / 82212135
BLOGGER: PEDAGOGOS EM AÇÃO
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                                                E-MAIL:ednilsonsimei@gmail.com

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